segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Parto cesarea X Parto normal

Li no site do Dr Calixto.



Artigo publicado no jornal O Eco de Lençóis Paulista no dia 12/06/10.

Ultimamente tenho lido muitas reportagens sobre as vantagens do parto normal sobre a cesareana.
Vejo ainda a indignação das pessoas quando o indice de cesareanas ultrapassa os de partos normais em algumas cidades
entretanto só se mostram as vantagens dos partos normais e as desvantagens das cesareanas.
Aí vai um relato então:
A paciente passa a última semana de gestação com dificuldade para deambular e dormir.  Medo do que vai acontecer. Receio de como vai ser o seu parto. Medo ainda se naquela hora o seu obstetra de confiança estará disponível.
Quando surgem as dores, e as vezes de madrugada, a mulher se levanta e esbaforida e gritando ao marido que chegou a hora. Toda descabelada, sai correndo para o hospital desesperadamente. Quantas vezes o obstetra examina e diz que foi alarme falso. Isso acontece mais vezes e o desespero aumenta.
Finalmente chega o grande dia. As dores iniciam e vão aumentando gradativamente. Quando a dor fica mais intensa é comum a paciente pedir cesareana para se livrar daquela dor.
Quando tudo evolui chega o período expulsivo. E quando se tem que fazer episiotomia ( corte na vagina) para que o nenen nasça. A anestesia na maioria das vezes é local e ai se inicia aquela gritaria que se ouve (muitas vezes) no hospital inteiro. A gestante durante as dores costuma evacuar e urinar durante os esforços, oque é um constrangimento principalmente, ainda quando o marido está presente.
A recuperação é rápida mas a paciente anda com as pernas abertas durante um bom tempo por causa da  episotomia. E quando o período expulsivo é prolongado? A paciente perde as forças e não é pouco comum, a enfermeira empurrar a barriga para abreviar o parto. Em outras situações ainda somos  obrigados a colocar um  forceps para retirar o feto antes que ele fique sem oxigênio. Tudo isto com os risco e sequelas que todos conhecem.
Me desculpem se esse relato é dramático, mas acontecem  em muitos casos de partos vaginais.
É claro que tem suas vantagens, mas quando é um parto rápido com analgesia e muito bem monitorado, ai a prematuridade é zero, o leite desce mais rápido, o feto se prepara pra nascer,isso já é conhecido de todos.
A cesareana que é abominada nos artigos que leio, é verdade, é uma cirurgia, mas uma pequena cirurgia.
Quando marcada com horário e dia certo, e no tempo certo ( 39 semanas) o risco fetal chega a quase zero.
A paciente vai preparada para o hospital sem traumas emocionais, com tudo programado. O obstetra preparado para atende-lá, o marido do lado, ela em jejum ( que tira a urgência da cesareana) enfim, sem surpresas.
È feita uma consulta anestésica e a cirurgia segue sem emprevistos. Faz-se um pequeno corte com sutura de cirurgia plástica. O neonatologista está apostos e o feto nasce sem traumas. É realmente uma festa com fotos, flores e alegrias.
Com relação a dores pós operatórias, hoje os anestesista fazem anestesia com analgesia de maneira que a paciente fica de 24 a 48 horas praticamente sem dor. Além disso a euforia do nascimento e a alegria de ser mãe não limita ninguém de cuidar de sua cria.
Aos adeptos de estatísticas, vejam se há complicações materno-fetais em cesareanas marcadas no tempo certo.
Com o ultrasom e a cardiotocografia fetal os problemas se aproximam de zero.
As complicações de cesareanas acontecem nos casos de patologia durante o pré-natal (hipertensão arterial, diabetes) e infecções que podem também existir na episiotomia, enfim nas cesarianas feitas de urgência.
Nos paises de primeiro mundo se fazem muitos partos vaginais, mas já vi relatos que as pacientes ficam até mais de 24 horas em trabalho de parto, entretanto ficam com monitoramento com acompanhamento de aparelhos para proteger o complexo materno-fetal e com médico (o de plantão) acompanhando o trabalho de parto.
Já soube ainda que eles não tem facilidade para fazer cesareana (talves pelo pouco que fazem) e então evitam faze-la.
Ainda aos adeptos de estatisticas procurem ver se mulheres de médicos e políticos fazem parto via vaginal. Uma vez ou outra quando acontecem são motivos de publicações.
E será ainda que as mulheres que preferem cesareanas marcadas são tão burras de não perceberem o que é melhor?
Ah, havia me esquecido de citar as bexigas caidas com urina solta, a roturas de perineos e o comprometimento da sexualidade com o corte que é feito na  vagina.
Esqueci também de citar que o parto normal pra quem interessa é muito mais barato que a cesareana.
Para terminar quero deixar a minha opinião sincera depois de mais de 30 anos de obstetricia.
Se a paciente optar por um parto vaginal tem que ser com o médico ao seu lado, com analgesia e monitoramento.
Caso contrário a cesareana com hora marcada é muito mais segura que o parto vaginal.

4 comentários:

  1. Nunca li tanta besteira junta!!!

    ResponderExcluir
  2. Querido ou querida anonimo ;D
    Esse post é um texto de um Doutor que estava falando a opnião dele, realmente todo mundo condena as mulheres que querem e preferem o parto cesariano mmesmo tendo perfeita condição de ter um filho no parto natural.
    Entao, pra esse povinho de cabeça pequena e pouca cultura social, é q o Dr fala. Para PARAR de criticar, ja ouviu, cada um q faça o seu? Bem.. agradeço por vc acompanhar o blog, muito obrigada ta? Ah e sem contar que o blog é um diario virtual vc veio aqui pq estava afim, e eu acho q isso ai foi meio que uma dor de cot. emm ;x relaxa querida ;* minha filha vem ao mundo por cesaria, lindaaaaaaaaaa, com pais e uma familia q a amam incondionalmente, me desculpe se com vc n foi assim ;D n teve opção ;D

    ResponderExcluir
  3. A anonima

    Bia é claro que é uma frutada e incondicionalmente
    sem instrução. Sem capacidade para criar, ou coragem para fazer, então nem responda, pois a
    caravana continuara passando e as cachorras latindo. Voce esta a gravida mais linda que ja vi
    em minha vida.
    Bjs, minha linda.

    ResponderExcluir
  4. Oi minha querida, eu quando falo de alguem, ou de alguma coisa que alguem tenha feito, eu falo em MEU NOME, falo de cara limpa, odeio tititi, nao me escondo em um simples ANONIMO assim como vc, entao talvez a frustrada e sem instruao nao seja realmente eu.

    Capacidade para criar? HAHAHAHA eeeeee, vc e simplesmente um poço de criatividade, estou assustada hahaha!
    Coragem pra fazer? Vc nao sabe absolutamente nada da minha vida, tenho muita coragem com 22 anos, ja vivi muitas coisas, me tornei mae, me casei e passo por coisas q vc jamais sabera, de bom e de nao tao bom logico, e tenho coragem de sobra pra continuar minha vida ou mudar tudo de uma hora pra outra.

    Tenho coragem de falar oq penso, de mostrar a verdade no meu ponto de vista.

    Creio q vc seja frustrada , que sinta a maior inveja de mim, pela vvida que eu tenho. Por tudo q eu tenho, pelo marido maravilhoso que Deus me deu, pela minha familia linda, por tudo q eu ja consegui, pela minha CORAGEM de continuar!

    Sim,a caravana vai continuar passando e cachorras como vc vao continuar latindo, mais eu nao estarei no meio, faço parte das mulheres do TOPO, conhece essa historinha? As maças do topo da arvore? Entao, vc jamais sera uma ;)

    E realmente stou uma gravida muito bonita, alias, LIGEIRAMENTE GRAVIDA!

    hahahaha desculpa, mais vc e frustrada, vc e feia, vc e pobre de espirito, e uma porca, no mal uso da palavra!

    E se vc entra aqui, e pq quer saber de mim ;*
    Seja sempre bem vinda GRACINHA! E da proxima vamos ver se a corajosa ai coloca o nome, eu sinceramente duvido, nao faz parte do seu perfil ser uma MULHER DO TOPO ;*

    ResponderExcluir